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Gerações Especiais

1982 – A Volkswagen lança a primeira edição especial do Gol: O Gol Copa.

Gol Copa - 1982
1982 – A Volkswagen lança a primeira edição especial do Gol: O Gol Copa.

Neste ano surgiu a série especial chamada Gol Copa, ela vinha de fábrica com rodas de liga leve, para-choques na cor do veículo, forração especial no interior, faróis de neblina, entre outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano 1982.

1984 – Chega o Gol GT, a primeira versão esportiva

Gol GT - 1984
Em 1984 foi lançado o Gol GT, esta foi a primeira versão esportiva do hatch da Volkswagen, ela era equipada com motor 1.8 vindo do Santana, chamado AP-1800 (Alta Performance), refrigerado a água, este motor desenvolvia na época bons 99 cv de potência. O Gol GT trazia além do motor mais forte,  alguns acessórios exclusivos como faróis de neblina e de milha, rodas de alumínio, interior mais caprichado com revestimentos de melhor qualidade.

1989 – O Gol GTi foi o primeiro carro brasileiro a receber motor com injeção eletrônica.

Gol GTi - 1989
O Gol inaugurou a era da injeção eletrônica no Brasil, com o Gol GTi em 1989. Esta versão também era muito bem equipada e trazia novidades como freios a disco, rodas de liga-leve e aerofólio traseiro. O motor 2.0 (AP-2000), somente a gasolina, tinha 120 cv e 18.35 kgfm de torque máximo. Neste ano o Gol perdeu o motor AP-1600, para usar um outro, o 1.6 CHT da Ford — que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada Autolatina. Apesar de não ter diminuído muito o consumo, sobretudo na versão a álcool, o Gol ficou um pouco menos potente.

Em 1989 o modelo da Volks passou a ter um novo conjunto frontal com nova grade e faróis com linhas um pouco mais modernas.

O Gol GTi de 1989 tinha um ótimo desempenho, 0 a 100km/h em 10.3 segundos e velocidade máxima de 175km/h.

2001 – O VW Gol ganha a versão com motor 1.0 turbo que levava o carro de 0 a 100km/h em 9.5s.

Gol Turbo - 2001
Foi lançada no ano de 2001, a inusitada versão 1.0 Turbo, que fazia o Gol ir de 0 a 100 Km/h em apenas 9,5 segundos. Este motor bastante moderno gera 112 cv de força, e leva o carro até os 195 Km/h de velocidade máxima. A Força do turbo se faz presente a partir das 1.500 RPM e com um torque de 15,8kgm. Foi uma ótima solução para os carros 1.0, que neste caso passou a deixar para trás muitos motores 1.8 e 2.0. Porém assim como o bloco 1.0 16v, o Gol 1.0 Turbo acabou não vingando, entre as razões era o preço elevado para um carro 1.0, o consumo e mais tarde o custo de manutenção.

2002 - Gol Sport - Idêntico ao Turbo (foto acima)

Apesar do nome e de possuir a motorização 1.0 de 16 válvulas, foi lançado em alusão à Copa do Mundo de 2002. Entre os itens de série estão o CD Player, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, aerofólio na cor do veículo com brake-light, vidros escurecidos, faróis com duplo defletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, lanterna traseira fumê e grade dianteira na cor do carro, acelerador eletrônico E-Gas.

Gol Fun

Gol Fun
Série tendo como diferencial, pequenos detalhes como máscara do farol pintada na cor do veículo, rodas aro 14, faróis de neblina, além de opções inéditas de cores para a carroceira.

2007 - Gol Rallye

Gol Rallye - 2007
No ano de 2007 foi a vez do Gol Rallye, uma versão mais aventureira do Gol, dotada de para-choques novos na cor cinza com fárois integrados e com máscara negra, molduras nas caixas de rodas em plástico sem pintura, bancos e volante diferenciados. O motor 1.6l Totalflex atinge até 99 cv.

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