-

Ano E Modelo Do Carro: Quais As Diferenças?

Em diversos anúncios, você já deve ter lido algo como "carro ano 2013 / modelo 2014". Quando se fala que um carro é ano 2013 / modelo 2014 quer dizer que o veículo foi fabricado no ano de 2013, porém já com todas as especificações do mesmo carro que será feito em 2014. Mas você sabe o que isso significa? E o que isso impacta no seu bolso? Confira algumas dicas.

Tem desconto?

Geralmente, quando se troca o modelo de um carro para o ano seguinte, os estoques referentes ao modelo anterior acabam sendo vendidos com preços mais em conta com o intuito de abrir espaço para a nova leva de veículos.

Quando é a melhor hora de comprar?

Quanto mais esperar, melhor. Por exemplo, se for possível ainda achar um carro ano 2016 modelo 2017 0km, ainda mais com a proximidade de 2018, esse veículo terá mais chances de ser vendido com um desconto maior. Geralmente, no final do primeiro trimestre, as últimas unidades com modelo do ano corrente, mas com fabricação no ano anterior são alvos de promoções e descontos, abrindo espaço para os carros com ano e modelo equivalentes ou até mesmo com modelo do ano posterior.

Fique atento às mudanças significativas

Antes de considerar a compra de um carro com ano de fabricação anterior, leve em consideração o que muda no veículo com o novo modelo. Em alguns casos, como em facelifts e mudanças de geração, as alterações são grandes e mesmo adquirindo-se o anterior com desconto, o comprador ficará com um carro desatualizado rapidamente. Se as mudanças forem discretas, porém, não há tanta perda.

Às vezes se ganha...

Uma das mudanças mais comuns de carros que passam por alterações de ano modelo é a adição de novos equipamentos ou itens de série ou opcionais. Então, se as novidades forem interessantes para o comprador, vale mais pegar o carro mais recente.

... E às vezes se perde

No caso oposto, alguns carros têm as opções simplificadas ou menos configurações disponíveis. O Volkswagen up!, por exemplo, foi lançado com a possibilidade de ser pintado de amarelo e de ser oferecido nas configurações mais completas com duas portas. Hoje, o amarelo não é mais disponível.

Na hora de revender, o que conta?

Tanto para a Tabela FIPE como para os revendedores, o que conta é o modelo, não o ano de fabricação. Um carro ano 2013 modelo 2014 será oferecido como 2014. Então, na hora de passar o carro para frente, considere o modelo como referência para o valor do carro.

E na reposição de peças, conto o ano ou o modelo?

O mesmo vale para os componentes de reposição. Na hora da manutenção, sempre considere o modelo do carro, não o ano de fabricação, pois essa é a referência correta para as concessionárias e autopeças na hora de comprar artigos para seu automóvel.

No caso de recall, siga exatamente a instrução do fabricante

Quando um veículo sofre recall, o ano e o modelo do carro precisam ser seguidos à risca. Por exemplo, se um automóvel ano 2014 modelo 2015 passa por esse procedimento, não quer dizer que o mesmo se aplicará aos carros com ano e modelo 2015, pois o chamado pode ser por falha de uma peça ou de um procedimento de montagem, o que afeta apenas um determinado número de veículos, não todos de um mesmo ano. A mesma importância deve ser dada à data de fabricação e ao número de chassi.

Por que os importados demoram mais a mudar?

Como os veículos importados enfrentam meses de transporte e mais algumas semanas de desembaraço alfandegário, é comum que as revendas desse tipo de carro mantenham estoques maiores, uma vez que um novo carregamento pode levar muito tempo a chegar. Assim, no caso dos automóveis trazidos de fora do Brasil, é bem mais comum encontrar carros com modelo do ano corrente, mas fabricado no ano anterior.

O que diz a lei?

Até 2001, não havia nenhuma referência na legislação de trânsito que tratasse de ano ou modelo de fabricação. Logo, em tese, era possível um carro fabricado em 1987 com modelo 2004, por exemplo. Em maio de 2001, o Denatran aprovou a portaria 23/2001 que exige que a o ano de fabricação tenha de ser igual ao modelo, com uma tolerância de um ano para mais ou para menos. Assim, a partir de 1 de janeiro de 2018, qualquer montadora poderá oferecer veículos como modelo 2019.
 
FONTE: iCARROS

0 comentários:

Postar um comentário