-

CNH - 2017 - Mudanças De Segurança


Desde  janeiro de 2017 toda CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitida no país passou a ter uma nova coloração diferente da atual e outras numerações, entre outros dispositivos de segurança.

Os motoristas que estão com a CNH dentro do prazo de validade não precisam trocá-la antes do vencimento. As novas mudanças não alteram os procedimentos de obtenção da carteira que têm como objetivo aumentar a segurança do documento.

Com o novo design, a tarja que fica no topo do documento (atualmente azul esverdeada) passará a ser preta e a ter, no lado direito, o mapa do Estado em que a CNH for emitida. No canto superior direito, um mapa do Brasil será impresso com tinta de variação óptica, que dificulta a falsificação da carteira.

O fundo do documento será mais amarelado, e novos elementos de segurança (vistos apenas com luz ultravioleta ou negra) serão incluídos, como brasões da República e fios de microletras. Além de números de identificação nacional e estadual, a carteira terá um código numérico composto pelos dados individuais do motorista. Para confirmá-lo, os agentes de trânsito usarão um aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). >> A mudança na CNH não altera os preços, a substituição será realizada sempre que os motoristas precisarem renovar ou tirar a segunda via do documento.


CNH passa a ter código QR-Code para evitar falsificação

A partir deste mês de maio, toda Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a contar com um novo recurso contra frudes: o QR-Code. O anúncio da nova tecnologia foi feito pelo Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta terça-feira (09 de maio). A inclusão da tecnologia no documento é válida para o Brasil todo. A medida de segurança garante maior autenticidade ao documento e facilita a verificação dos agentes de trânsito.

O que é QR-Code?


QR – Code (sigla do inglês Quick Response,que significa “resposta rápida” ) é um código de barras bidimensional que foi criado em 1994, e possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas. O QR – Code pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.O aplicativo usa a câmera do smartphone para ler os códigos, além de salvá-los para futuras consultas ou compartilhamentos.

O QR-Code tem dimensão de 5 cm x 5 cm, e sempre virá impresso na parte interna do documento, no verso inferior da habilitação. O código é gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pode ser lido por meio do aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro – maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, e estará disponível para download nas lojas de aplicativo dos smartphones.

O QR- Code tem conexão direta com o sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), incluindo dados do condutor, com foto. De acordo com o Denatran, os dados serão acessados apenas com a leitura do código, sem a necessidade de digitar as informações.

É importante ressaltar que, quem já possui CNH dentro da validade, não precisa fazer a troca, ela será feita automáticamente quando o condutor fizer a renovação do documento, ou se precisar pedir uma 2ª via, em caso de roubo, perda ou por qualquer outro motivo. Caso contrário, a CNH continua estando dentro da lei mesmo sem o código.

0 comentários:

Postar um comentário