-

Como Limpar Os Pólos Da Bateria - Zinabre


O nome pode parecer estranho, mas você, com certeza, já deve ter visto por aí ou mesmo ter tido problema com ele.

Conhecido também como azinhavre, o zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.

O cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão ou o bronze, quando expostas ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada.

No caso da bateria, principalmente no inverno, o zinabre resulta da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector.

A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.

Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.

O zinabre pode ainda se espalhar por outros componentes do motor e até corroer a tinta da lataria. Contudo, é essencial que a oxidação seja limpa o quanto antes.

Utilizar graxa, vaselina, entre outros produtos para limpar, não adiantará em nada, pois o problema está no contato da selagem e a torre de chumbo.


Como limpar?

Sim. Esse é o primeiro passo: limpar o zinabre dos pólos de uma bateria. Listei abaixo o material necessário que é encontrado facilmente. Talvez você os tenha em sua cozinha. O resultado final será surpreendente.

Material:

Um pincel.

Um pouco de água.

Um pano.

Bicarbonato de sódio.

Todos esses produtos juntos vão limpar completamente o zinabre da bateria.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre. Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.

O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de graxa ou vaselina. Esse produtos retardam em muito outra oxidação no local.

0 comentários:

Postar um comentário