-

Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera?

Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera?
O para-brisas do carro é sem dúvida uma das partes mais sensíveis e expostas a perigos durante qualquer trajeto. Nas estradas, em que a velocidade costuma ser maior, pequenas pedras arremessadas a partir do solo por outros veículos podem acertar o vidro e causar trincas ou mesmo a quebra do mesmo.

No caso de pequenas avarias no vidro é possível conserta-lo ao invés de trocar todo o para-brisas. O reparo do para-brisas é possível em caso de trincas, arranhões ou lascas que se soltem. O conserto em geral custa 20% ou menos do valor que se pagaria por um para-brisas novo, mas nem sempre ele é possível e depende de cada caso. O reparo é feito com a utilização de resinas, luz ultravioleta e ferramentas próprias para a tarefa, sendo um trabalho que exige técnica apurada.

De acordo com a legislação, certas partes do vidro não podem ser reparadas por motivo de segurança. E em outros casos a sujeira depositada na trinca pode inviabilizar o conserto. Há ainda os casos em que ocorre uma trinca de maiores proporções e o reparo não pode ser feito porque a estrutura do para-brisas ficaria enfraquecida, comprometendo a segurança dos ocupantes.

O mais importante é saber como proceder logo após a avaria para tornar o para-brisas recuperável. Logo que detectar que o vidro foi lascado ou tem alguma pequena avaria, coloque um adesivo sobre o mesmo para evitar a entrada de impurezas. Muitas seguradoras fornecem tais adesivos justamente para estes casos, de forma a baratear a manutenção e evitar  que o vidro precise ser trocado. Caso você não tenho o adesivo fornecido pela seguradora, cole qualquer outra fita adesiva até que possa levar o veículo para consertar o vidro.

A prevenção também existe nestes casos. A maior parte das avarias em para-brisas ocorre devido a pedras ou detritos que caem de caminhões carregados ou são projetados por eles a partir da pista. Evite trafegar muito próximo a caminhões em locais onde a pista esteja muito suja ou não seja pavimentada. Nas estradas, andar muito próximo a veículos grandes e carretas é o maior fator de risco para ter um problema de para-brisas trincado ou amassados na parte frontal da lataria do veículo!

Caso você mesmo queira se aventurar em realizar estes procedimentos, saiba que existem no mercado kits para este tipo de reparação, desde o mais simples ate os mais completos iguais a este que foi usado no trabalho realizado no vídeo logo abaixo, seu custo varia entre R$99,00 chegando a pouco mais de R$1200.00. O vídeo é Americano, mas já existem empresas que trabalham com este método aqui no Brasil também.


0 comentários:

Postar um comentário