-

Como Pintar Um Carro? Passo A Passo.


Método 1 de 2: Preparação


1 Encontre um local adequado para executar esse trabalho. Você precisa de um lugar com excelente ventilação, o mínimo de poeira, boa iluminação, eletricidade e espaço para trabalhar em torno do veículo. As garagens residenciais não costumam ser adequadas devido à presença de aquecedor de água ou calefação que pode causar a ignição dos vapores desprendidos pela tinta que podem se
acumular durante o processo de pintura.

2 Reúna os materiais e o equipamento necessários para executar o trabalho. Consulte "Materiais Necessários" (Fim do post) para obter uma lista completa, mas aqui você encontra uma descrição geral:

Equipamento de pintura

Tinta

Ferramentas e suprimentos de polimento e lixa

Equipamento de segurança


3 Remova a ferrugem e conserte os amassados que não devem estar visíveis quando a pintura estiver concluída.


4 Remova qualquer acabamento de cromo ou plástico que possa ser retirado com facilidade e recolocado posteriormente. Grande parte dos frisos do painel usados em carros podem ser desencaixados e reencaixados posteriormente, mas, se uma tentativa não removê-los com facilidade, não tente forçá-los. Algumas lojas vendem ferramentas que ajudam no processo de remoção de acabamentos.


5 Lixe a pintura até alcançar o metal, o primer original ou, pelo menos, o suficiente para aderência da nova tinta. Até que ponto você lixará é uma decisão sua, mas, para obter os melhores resultados, remova a tinta até alcançar o metal, aplique um primer automotivo à superfície e então aplique a tinta de acabamento.


6 Limpe todas as superfícies com cuidado, usando aguarrás ou álcool desnaturado para garantir a ausência de óleos (incluindo óleos do corpo de dedos e mãos) no carro.


7 Use papel ou fita crepe para cobrir todas as superfícies que não devem ser pintadas, incluindo vidros, acabamento das janelas, maçanetas das portas, espelhos e grades. O papel ou a fita crepe não deve apresentar orifícios que permitam a penetração de tinta.

É aconselhável cobrir a garagem com plástico para evitar colorir permanentemente o local inteiro.

Método 2 de 2: Pintando o carro


1 Aplique à superfície um primer resistente à corrosão de autogravação se tiver removido toda a tinta até o metal. Aplique primer sobre qualquer superfície que tenha preenchido ou da qual tenha removido ferrugem, pintando as bordas dessas áreas até obter uma transição suave e aplicando tinta suficiente para preencher arranhões ou depressões restantes do processo de preparação.


2 Deixe o primer secar. Verifique as informações na embalagem. Os tempos de secagem do primer podem diferir e alguns primers exigem cobertura (aplicação de tinta de acabamento) algum tempo após a aplicação.


3 Lixe todas as superfícies cobertas com primer. Use uma lixa úmida/seca 600 para polir respingos de tinta ou tinta escorrida da superfície, com cuidado para não lixar demais e expor o metal novamente.


4 Limpe a superfície após aplicar o primer para remover a poeira ou o óleo que tenha se acumulado durante o processo. Esfregue usando um removedor de cera ou graxa ou acetona.


5 Pulverize a tinta de acabamento no carro. Prepare a tinta para pulverizar no carro de acordo com as instruções do fabricante. Os esmaltes automotivos e alguns poliuretanos apresentam melhores resultados com um catalisador ou um endurecedor.

Dilua a tinta corretamente para o equipamento que você está usando, mas evite diluir em excesso, o que reduz o brilho da superfície acabada e pode causar corrimento da tinta.


6 Espere a tinta secar completamente. Quando você usar um catalisador, a tinta deverá estar seca ao toque em menos de 24 horas, sendo que a secagem completa demora 7 dias dependendo do produto. 

Durante o intervalo entre o começo do processo de pintura e o tempo livre, o carro deve estar livre de poeira.


7 Termine de lixar o carro. Use lixa úmida 1200 ou mais fina e lixe a camada de acabamento de tinta até ficar perfeitamente lisa. Enxague qualquer resíduo de lixa da superfície e deixe secar.

Pode-se usar verniz para obter uma aparência mais brilhante e profunda.

O verniz pode ser lixado com uma lixa úmida 1500 para remover pequenos corrimentos e outras imperfeições menores.


8 Use um composto para esfregar a fim de polir a pintura e começar a revelar o brilho. É aconselhável executar esta tarefa à mão, mas há máquinas de polimento e polidores elétricos disponíveis que podem tornar a tarefa muito mais fácil. Tenha cuidado, pois essas máquinas podem arruinar uma pintura se usadas de forma incorreta. Ao usar uma máquina, é aconselhável cobrir as extremidades com fita e poli-las à mão.

Dicas

Verifique se o tempo está adequado para pintar.

Não acelere o trabalho de preparação. Execute-o com perfeição antes de pintar o carro. Você não quer estragar tudo.

Lembre-se de manter distância entre o pulverizador e o carro. Caso contrário, a tinta sairá aos pedaços.

Seja paciente e meticuloso! Pinte devagar. Não se apresse ou talvez você precise pintar de novo, o que é uma dificuldade.

Fixe um fio terra ao veículo e a um terra elétrico comum. Assim você impede a formação de eletricidade estática que pode atrair partículas de poeira.

Aprender como pintar um carro requer paciência e tempo.

Não execute essa tarefa sozinho. Peça a alguém que tenha experiência em pintura de carros para ajudá-lo! Você fará uma pintura melhor se for a sua primeira vez?

Avisos

Vapores podem ser prejudiciais e potencialmente letais. As precauções de segurança para evitar a inalação de vapores incluem usar um respirador de vapor apropriado, como um respirador orgânico e verificar se há boa ventilação do espaço de trabalho. A ventilação também é essencial para evitar o acúmulo de gases que podem explodir em um espaço fechado.

Materiais Necessários

Compressor de ar

Pulverizador de tinta (HVLP, LVLP ou sem ar)

Lixadeira elétrica com serras

Lixa de mão 120-600-1200-1500 para lixar da preparação ao acabamento

Solventes para limpar superfícies

Fita crepe e papel

Primer

Tinta (verniz, verniz acrílico ou poliuretano)

Tíner e catalisador ou endurecedor

Respirador, máscaras contra pó, proteção para os olhos

Preenchedor ou componentes de fibra de vidro para reparos

FONTE: WikiHows

0 comentários:

Postar um comentário